sexta-feira, 18 de maio de 2007

****!!!Tudo que é bom dura pouco...!!!!****

Bom pessoal infelizmente chegamos ao fim deste estudo fantástico! Dentro deste estudo ainda existe muitos detalhes a serem estudados, esperamos que este trabalho ajude a muitos interessados neste assuto! Até a próxima!!!

Lembre-se: Cuide de seu sistema nervoso...!!!!

***!!!Veja a seguir algumas lâminas focadas em microscópio!!!***

A seguir pode ser notada algumas estruturas em lâminas vistas em microscópio!!

Neurônio motor observar o núcleo vesiculoso com cromatina frouxa e nucléolo evidente, citoplasma abundante com corpúsculos de Nissl (pequenas manchas roxas).


Neurônio com estruturas

Neurônio com pontos de melanina.

Vejamos agora as células da Glia:



Astrócitos têm finos prolongamentos, demonstrados acima pela técnica de Holzer, que irradiam do corpo celular em direção a vasos e a outras células, como neurônios.


Astrócito



A micróglia, aqui demonstrada pela impregnação argêntica de Rio Hortega, mostra prolongamentos que saem dos polos do núcleo e se ramificam de forma dicotômica. Estas formas, observadas em hipocampo de coelho, são de micróglia em repouso.



Micróglia



Fotos microscópicas retiradas do site:http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/taneutecnervnl.html

**!!Referências Bibliográficas do SN e TN!!**

Banks, W.J. Histologia Veterinária Aplicada. São Paulo. Manole, 2°ed. 1998. pags 237-263/318-349.
Dyce, K.M. Tratado de Anatomia Veterinária. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan S.A. 1990. pag 175-224.
http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/sit_nervoso2.html
http://aafroneuronio.vilabol.uol.com.br/nerv.html
www.rbp.fmrp.usp.br/.../propedeutico/nervoso/html
www.afh.bio.br/nervoso/nervoso5.asp
www.br.geocities.com/neurokidsbr/Neuronios.html
Conteudo citado em sala de aula, tanto da parte de anatomia quanto a parte de istologia.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

****!!!!Tecido Nervoso!!!!****

Tecido nervoso está distribuído por todo o organismo, estado ainda associado á maioria dos tecidos. A unidade anatômica do tecido nervoso é o neurônio. Os neurônios estão adaptados para realizar um espectro limitado de funções interativas, receber e transmitir impulsos. Os neurônios recebem estímulos do ambiente externo(exterocepção) e do ambiente interno(interocepção). A partir daí eles integram e associam a informação para os efetores do corpo, o músculo e as glândulas. O contato íntimo entre os neurônios e as fibras nervosas é realizado através de regiões funcionais chamadas sinapses. Os neurônios e a neuroglia formam o tecido nervoso.
Neurônios
Estes são as unidades funcionais, morfológicas e trófica do sistema nervoso. Um neurônio ou célula nervosa consiste em corpo celular, e um número variável de prolongamentos celulares, estes prolongamentos são chamados de axônio e dendritos, e o pericário é a parte do corpo celular que envolve o núcleo.



Os neurônios de condução são os neurônios de transmissão são a maioria dos tipos neuronais e também são os neurônios que apenas secretam os neurotransmissores nas sinapses. Dentro desta classificação estão os neurônios multipolares, que tem vários dendritos, os neurônios bipolares, que possuem um dendrito principal e um axônio, os prolongamentos estão localizados em pólos opostos do corpo celular, estas são confinadas a regiões de sensações viscerais e somáticas especiais, o neurônio unipolar verdadeiro tem apenas um axônio e geralmente esta restrito, quanto a sua distribuição, ao sistema embrionário, os neurônios pseudounipolares tem um axônio e um dendrito que se fundem próximo ao corpo celular, mas se separam a uma certa distancia do corpo celular, estes são neurônios típicos de gânglios craniais e espinhais.








Os neurônios neurossecretores são células especializadas que sintetizam substâncias neurossecretoras transportam estes produtos ao longo de seus axônios e finalmente liberam essas substâncias no sangue.
As células da glia tem função na embriologia responsável pelo transporte de neurônios e no adulto e importante na defesa e isolamentos elétricos e reparação sustentação e nutrição do neurônio, as células da glia fixam ao redor do neurônio deixando espaço para as sinapses.
Existem 4 células da glia, estas são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso. São elas:
Oligodendrócito: é proveniente do tubo neural, sua função é de formar bainha de mielina. Os prolongamentos se enrolam no axônio. A bainha de mielina e feita pelo enrolar dos prolongamentos, e constituída de membrana plasmática ou lipoprotéica.
Astrócito: o prolongamento dele vai até o vaso sanguíneo, serve de porteiro no capilar para que não entre substancias nocivas no sistema nervoso. Sua função, cria um compartimento especializado dentro do sistema nervoso para o bom funcionamento do mesmo. Remove o excesso de neurotransmissores e participa da cicatrização do tecido nervoso, chamado de glioma, região rica em astrócito.
Micróglia: esta célula vem do monócito do sangue, não tem origem nervosa.sua função e de defesa celular, através da fagocitose, tem origem mesodermica.
Célula ependimária: tem origem no túbulo neural, sua função e reveste o canal central, revestir os ventrículos e produz o líquido encéfalo raquidiano, vem da chamada zona germinativa.


A Fibra nervosa é a associação de um axônio e uma bainha de mielina que o envolve. Existem dois tipos de fibra nervosa a mielínica porque existe axônio mais bainha de mielina. Fibra nervosa amielínica uma dobra so sem formae a bainha de mielina.
A célula de Schwann e o oligodendrócito também forma fibra nervosa amielínica. O nódulo de Ranvier é uma região da fibra nervosa que não tem a bainha de mielina. O Nódulo de Ranvier é por onde passa as informações elétricas.

A figura a seguir mostra a células de Schwann (seu núcleo), o axônio, as fibras nervosas mielinicas e os dendritos.


O impulso nervoso A rede comunicação do sistema nervoso e através dos circuitos neurais que estarão conectados por sinapse, os neurônios se comunicam um com os outros por potenciais de ação propagados ao longo dos axônios, os potenciais de ação passam de um neurônio ao outro por transmissão sináptica. A bomba de sódio e potássio, que bombeia ativamente o sódio para fora, enquanto o potássio é bombeado ativamente para dentro.Porém esse bombeamento não é eqüitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular.




A seguir veja a sequencia de como age a bomba de Na e K. e produção de ATP.








Acesse o link para ver a animação:www.octopus.furg.br/ensino/anima/atpase/NaKATPase.html


Quando em repouso a membrana da célula nervosa é praticamente impermeável ao sódio, impedindo que esse íon se mova a favor de seu gradiente de concentração (de fora para dentro); porém, é muito permeável ao potássio, que, favorecido pelo gradiente de concentração e pela permeabilidade da membrana, se difunde livremente para o meio extracelular. Assim quando abre os canais de voltagem o sódio entra rapidamente, pois ele esta em alta quantidade, depois o canal se abre novamente para sair o potássio, ocorrendo ai uma inversão da polaridade chamada de despolarização da membrana, quando abre um canal abre todos. Assim a polarização tem que voltar ao normal então entra o funcionamento da bomba de sódio e potássio que bombeia o sódio para fora. Todo este processo ocorre em fração de segundos.








Os neurotransmissores são compostos químicos especiais que ligam o neurônio pré-sináptico ao neurônio pos-sinaptico do órgão efetor, este incluem a acetilcolina, a dopamina, a noradrenalina, o ácido y-aminobutiríco, a serotonina, a histamina, a glicina, e o glutamato. Apesar da diversidade dos compostos, o neurônio empega caracteristicamente apenas uma substancia neurotransmissora para realizar as suas funções.





Sinais dos neurotransmissores:



***!!!Representações Esquemáticas do SN!!!***

Esta figura esquemática representa como fuciona os neurônios sensitivos e motores, os atos reflexos.



O Sistema nervoso Central tem suas divisões, portanto ai vai algumas figuras ilustrando estas divisões:



telencéfalo

diencéfalo

mesencéfalo

Metencéfalo


Miélencéfalo


Um corte da Medula Espinhal mostrando alguns de seus componentes:


A seguir pode se ver o cérebro humano, e de onde vem cada ação executada.







A seguir podemos ver onde cada nervo craniano e espinhal age, em quais locais do corpo eles fazem efeitos. Estes são de grande importãncia para o funcionamento perfeito dos músculos e vísceras.


nervos cranianos




nervos espinhais

****!!!Sistema Nervoso!!!****



Conceitos; conjunto de órgãos periféricos encarregados de captar estímulos externos e internos e conduzi-los através do organismo ate os órgãos centrais, e responsáveis pela integração ao ambiente e regulação das funções orgânicas.
o neurônio e a base morfológica e funcional do sistema nervoso.
Neurônios sensitivos (aferente) – e responsável em conduzir estímulos ate o sistema nervoso central.
Neurônios motores (eferentes) – responsáveis em conduzir estímulos do sistema nervoso central ao órgão efetor
Neurônio de associação – estabelece a comunicação entre diversos segmentos do corpo coordenam as atividades do sistema nervoso.
O sistema nervoso e composto por substancia branca e substancia cinzenta , a substancia branca e composta por : axônios de neurônios mielinizados (tratos) e a substancia cinzenta ; e composta por corpos de neurônios que são : Núcleos e Gânglios.


Divisão funcional do sistema nervoso
Sistema nervoso somático :é a integração do animal ao ambiente , podendo ser; aferente e eferente, o aferente capta estímulos ao ambiente, e o eferente transporta as respostas para os músculos estriados esqueléticos .
Sistema nervoso autônomo: e a inervação das vísceras podendo ser aferente e eferente o eferente e dividido em : simpático e parassimpático.

Sistema nervoso central

E composto por Medula espinhal, Encéfalo, Cerebelo, Cérebro, Telencéfalo, Riencefalo, Diencéfalo, Liquor, Barreira Hematoencefálica.

Medula espinhal; esta alojada no canal vertebral na transição occipto-atlantica , a medula espinhal e composta pela intumescências cervical e lombar,quedao origem dos nervos epinhais para menbros torácicos e pelvinos.
Cone medular, cauda eqüina, substancia branca (mielina) que envolve a substancia cinzenta que são os corpos dos neurônios.

Encéfalo; e composto pelo tronco encefálico que contem:
Bulbo, que e a porção caudal do encéfalo e o cerebelo cobre a face dorsal responsável pelo controle da respiração, pressão sanguínea e batimentos cardíacos.
Ponte , que e cranial ao bulbo e caudal ao mesencéfalo, penetra no cerebelo
Mesencéfalo ou istimo:

Forma o sistema reticular ativador que proporciona o estado de alerta do animal, e uma lesão nesta área proporciona o coma. E o núcleo rubro, que faz o controle dos movimentos voluntários.

Cerebelo: responsável pelo equilíbrio do animal e tonicidade muscular situa-se na superfície dorsal do tronco, e revestida por substancia cinzenta, as superfícies apresentam sulcos.
Cérebro: E a união entre os hemisférios-corpo caloso, núcleos de substancia branca revestida por substancia cinzenta, possui meninges que são:
Dura-máter, aracnóide, pia-máter composto pelo espaço epidural que e entre as vértebras dura-máter, o espaço subdural que e entre a Dura-máter e a aracnóide e o espaço subaracnóideo que e entre a aracnóide e a pia-máter.

Telencéfalo: divide-se em lóbulos lobos frontais, que e responsável pelas atividades intelectuais e aprendizagem, reações motoras finas e precisas. Lobo parietal, informações sensitivas como dor, propiocepçao, toque. Lobos occipitais, responsáveis pela visão lobo temporal que e responsável pela audição, localização do som, sistema límbico que são os instintos sexual e maternal.

Núcleos de base: que são corpos de neurônios localizados abaixo do córtex, contribuem para tônus muscular e controle da atividade motora voluntária, possui quatro núcleos caudados, lentiforme, claustro, amidalóide.

Rinencéfalo: e composto pelo bulbo olfatório e um par de nervos olfatório.

Diencéfalo: e composto pelo hipotálamo, tálamo, e epitálamo.
O hipotálamo e responsável pelo controle do sistema nervoso autônomo e de todo o organismo, pelo apetite, sede, temperatura e sono e comportamento. A hipófise controle endócrino. Tálamo, informações sensitivas. E possuem dois pares de nervo óptico.

Liquor:Liquido cérebro espinhal, circula entre os ventrículos e no espaço subaracnóideo, e produzido no plexo –coróide e responsável pela proteção do sistema nervoso central.

Barreira Hematoencefálica: função: protege e controla o ambiente do neurônio. Possui permeabilidade diretamente proporcional a lipossolubilidade, e impermeável a macromoléculas.

Sistema nervoso periférico

E composto por nervos, Nervos espinhais, Gânglios e terminações e Sistema nervoso autônomo.
Nervos, que são cordões de fibras nervosas que unem o sistema nervoso central a órgãos periféricos, possuem fibras organizadas em feixes e unidas por tecido conjuntivo. E composto por doze pares de nervos cranianos:
1. Olfatorio
2. Óptico
3. Oclomotor
4. Troclear
5. Trigêmeo
6. Abducente
7. Facial
8. Vestibulococlear
9. Glossofaríngeo
10. vago
11. Acessório
12. Hipoglosso


Nervos espinhais; se originam na medula espinhal se se classificam em: cervicais, torácicos, lombares sacrais, coccigeos.Possuem raízes dorsais(sensitivas )-eferente, e raízes ventrais (motoras )- eferentes

Gânglios e terminações:
Gânglio-e o acúmulo de corpos de neurônios fora do sistema nervoso central.
Terminações nervosas-e composta por fibras motoras­- placa motora ,e fibras sensitivas- recebem estímulos físicos e químicos .

Sistema nervoso autônomo; responsável pela manutenção do meio interno e composto pelo sistema nervoso visceral que e dividido em aferente e eferente= em simpático e parassimpático. Em neurônios pré e pos ganglionares.
Sistema nervoso Simpático, e formado pelo tronco simpático, por glândulas sudoríparas e músculo liso, vísceras torácicas e abdominais. E pelo sistema adrenégico que são pré = acetilcolina e pos = noradrenalina.
Sistema nervoso autônomo parassinpatico, sua função e cardiovascular, digestão e excreção. Possui fluxo cranial do nervo vago, oculomotor, facial,e glossofaríngeo , e o fluxo sacral , que pertence o sistema urinário, reprodutor, colon e reto.











***!!!!Vídeo sobre sistema nervoso simpatico e parassimpático!!!***

terça-feira, 15 de maio de 2007

**Referencias Bibliográficas das ilustrações!!!**

www.forp.usp.br/mef/embriologia/nervoso.htm
www.educa.aragob.es/iescarin/depart/biogeo/va...
www.telmeds.org/.../vesicula_encefalica.htm
http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/anfibios/SN.htm
http://www.pucrs.br/fabio/histologia/tecnerv/mamalia/SN.htm

****Esquemas e ilustrações da Embriologia do SN!!!****


Esta figura representa a formação do tubo neural á partir da placa neural de uma Rã.


A próxima figura podemos ver a formação do tubo neural em um cão.


Quando o tubo neural se forma três zonas distintas aparecem: a zona ependimária, do manto e marginal. As células da zona do manto originam os neurônios e as células da glia, com exceção da micróglia.



Observa-se na figura a seguir um esquema ilustrnado a histogênese das células do SNC.

No esquema a seguir temos a formação das vesículas cerebrais primitivas, o crescimento desigual da zona do manto causa o espessamento das paredes laterais da medula enquanto o teto e o assoalho continuam delgados, formando as lâminas do teto e do assoalho.

Os prolongamentos das células unem-se formando os nervos espinhais, que são 12 e se formam durante a 5° e 6° semana.

Desenho esquemático mostrando a localização dos doze pares de nervos em um embrião de cinco semanas (A) e em um adulto (B).



A seguir algumas fotos de lâminas em microscópio demontrando os cortes histológicos das vesículas cerebrais.

Pode-se observar as vesículas encefálicas e suas estruturas relacionadas: Foice do cerebro (H), parede do telencéfalo (T), parede do diencéfalo (D), 3°Ventrículo (V), Infundíbulo (I). Vesículas Cerebrais (VC)



Nesta lamina mostra claramente o diencéfalo e a bolsa de Rathke


Nesta figura observa-se claramente a parede do Rombencéfalo, o mielencéfalo, o Rombencéfalo e a bolsa de Rathke.




Nas figuras a seguir iremos mosrar a diferença entre o cérebro e celulas nervosas de mamíferos e anfíbios.





cérebro de mamífero





cérebro de anfíbio

Curiosidade: Nos anfíbios existem apenas 10 pares de nervos cranianos!!!

Células nervosas mamífero.

Células nervosas de anfíbio.

...Continução da ****Embriologia do Sistema Nervoso!!!****


Ainda comentando sobre a embriologia do diencéfalo, temos na sexta semana de desenvolvimento o teto diencefálico ficando mais espesso, e na setima semana, ele se evagia para formar uma glândula endócrina, uma das mais importantes glândulas do sistema endócrino, a chamada glândula pineal. E ainda temos no diencéfalo o desenvolvimento da neuro-hipófise que se liga ao hipotálamo através do infundíbulo e a outra porção da hipófise, denominada adeno-hipófise origina-se de uma invaginação do teto do estomodeu, chamada de bolsa de Rathke.


O Mesencéfalo, a partir do desenvolvimento do tubo neural, esta vesícula encefálica se estreita e da origem a um estreito canal chamado aqueduto mesencefálico que faz ligação entre o terceiro e quarto ventrículo. De cada placa alar mesencefálica, migram neuroblastos, em direção ao teto da vesícula, que originam grupamentos neuronais (nucleos nervosos) que sao denominados de colículos. Formam-se quatro grupamentos: dois superiores ou anteriores(colículos superiores que tem relação com os reflexos visuais) e os inferiores ou posteriores(colículos posteriores ou infeiores, que se relacionam com reflexos auditivos).

O mesencéfalo é o única vesícula que não se subdivide com o desenvolvimento, como as demais.


O Rombencéfalo, este divide-se em duas vesículas na 5° semana, se divide em: Metencéfalo e Mielencéfalo.

Do desenvolvimento doMetencéfalo surge a estrutura aboriforme do sistema nervoso central, o conhecido cerebelo. Durante o desenvolvimento do cerebelo temos também o aparecimento de várias estruturas importantes, como a ponte(tronco cerebral ou protuberância), e a medula oblonga (bulbo) que ultrapassa a metade rostral do quarto ventrículo.

No tubo neural se forma inicialmente as camadas ependimária (mais interna), do manto (intermediária) e marginal (mais externa), os neuroblastos do manto migram para a camada mais externa e estruturam um córtex cerebelar de substância cinzenta constituído de três camadas (a Molecular, a de Purkinje e a Granulosa). O mesênquima que circunda o tubo neural origina as meninges, pia-máter(mais interna), aracnóide(intermediária) e dura-mater(mais externa).

Ao cerebelo compete a função de coordenação dos movimento e da postura do indivíduo (equilíbrio).

A ponte é uma via para as fibras nervosas entre a medula nervosa e as regiões corticais do cerebelo e do cérebro.

As placas alares metencefálicas originam núcleos nervosos sensitivos (aferente somático, aferente visceral especial, e aferente visceral geral).

Os núcleos nervosos motores (eferente somático, eferente visceral especial, e eferente visceral geral) derivam das placas basais.


O Mielencéfalo é a vesícula contínua com a porção do tubo neural que origina a medula nervosa.

Das placas basais, derivam núcleos nervosos eferentes motores; das alares, os núcleos nervosos aferentes sensitivos.

Os nervos que fazem uma conexão com o encéfalo são denominados nervos cranianos. Uma grande parte destes nervos estão ligados ao tronco encefálico, no total são doze. São os seguintes:

1° par - nervo olfatório (sensitivo de origem telencefálica);

2° par - nervo óptico (sensitivo de origem diencefálica);

3° par - nervo oculomotor (motor de origem mesencefálica);

4° par - nervo trigêmeo (sensitivo e motor de origem metencefálica);

5° par - nervo abducente (motor de origem metencefálica);

6° par - nervo facial (motor, sensitivo e autônomo, de origem na junção metecéfalo/mielencéfalo);

7° par - nervo vestíbulo-coclear ou auditivo (sensitivo de origem na junção metencéfalo/mielencéfalo);

8° par - nervo glossofaríngeo (sensitivo, motor de origem na junção metencéfalo/mielencéfalo);

9° par - nervo vago (sensitivo,motor e autônomo, de origem no mielencéfalo);

10° par - nervo acessório (motor e autônomo, de origem no mielencéfalo e medula nervosa);

11° par - nervo hipoglosso (motor de origem mielencefálica);

12° par - nervo troclear (sensitivo e motor de origem metencefálica).

Todos estes nervos são muito importantes ja que cada um tem sua função específica dentro do corpo.


O Sistema Nervoso Periférico, este é constituído de gânglios nervosos e de nervos, origina-se da crista neural as celulas de Schwann que formam a bainha de mielina no SNPao se enrolarem em torno do axônio. O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) se relaciona com as fibras musculares lisas, com ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas.

O SNA é funcional, constitu de grupos de neurônios situados no SNC, fibras nervosas que saem do SNC através dos nervos cranianos e espinhais e gânglios nervosos que se encontram no curso destas fibras, quando o primeiro neurônio localiza-se no SNC e estabelece contato sináptico com o segundo neurônio que está localizado em um gânglio do SNA ou no interior de um órgão, este passa a exercer como efetores.

O SNA ainda tem suas divisões em simpático e parassimpático, onde o Simpático os núcleos dos nervos se localizam nas porções torácicas e lombar da medula nervosa, e o Parassimpático os núcleos dos nervos se encontram no encéfalo e na porção sacral da medula espinhal, as suas fibras saem pelos nervos cranianos (oculomotor, facial, glossofaríngeo, e vago) e pelos nervos sacros.

Existe ainda um mediador químico de cada um deles o do Simpático é a Noradrenalina que também é produzida na medula das adrenais, e a do Parassimpático é a Acetilcolina.
BIBLIOGRAFIA DO TEXTO:
ALMEIDA, J.M. Embriologia Veterinária Comparada, cap.XV, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A. 1999. p. 128-140.
ALVES, M.S.D.; CRUZ, V.L.B. Embriologia. cap. VI, 8°ed, vol I, Belo Horizonte, UFMG, 2002. p.76-80.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

****Embriologia do Sistema Nervoso!!****

A origem de todo sistema começa na embriologia. Todo sistema nervoso central, deriva-se da placa neural.
No ínicio da 3° semana do desenvolvimento embrionário o ectoderma começa a se desenvolver, tornando-se em tecido neural. Ao fim da 3° semana quando as celulas das pregas neurais se elevam e fundem-se, as células das bordas do sulco neural se separam do tubo neural constituindo a crista neural. Na crista neural forma-se uma depressão, o chamado sulco neural. Com o desenvolvimento progressivo da crista neural, forma-se inicialmente uma goteira neural, para dar origem ao tubo neural, que tem uma vesícula neural mais anterior de onde vão se originar as estruturas encefálicas.
O tubo neural é constituído de uma parede e uma cavidade (lume). Essa cavidade é transformada em ventrículos encefálicos e em canal central da medula espinhal. A parede é constituída pelo neuro eptélio germinativo, fonte de todos os neurônios e células da neuróglia do SNC.
O neuroepitélio se organiza a partir do lume em direção a periferia do tubo, cada célula ocupa inteiramente a parede do tubo. A posição dos núcleos destas células no epitélio germinativo possui uma correlação intima com sua fase no ciclo mitótico, a síntese de DNA acontece na fase S da mitose. Enquanto as células se preparam para divisão, seus núcleos migram dentro do citoplasma do tubo em direção ao lume, onde entram em mitose propriamente dita.
As células do neuroepitélio sofrem divisões mitóticas antes de se transformarem em células progenitoras bipotenciais. As origens de células do SNC podem ser rastreadas até suas células tronco que são totipotentes, o revestimento da cavidade do SNC que são o epitélio germinal e a zona ventricular, que mais tarde será o epêndima.
As células do manto dão origem aos neurônios e células da glia. Os prolongamentos dos neuroblastos, neurônios em diferenciação, se estendem para a margem externa se dando a formação da zona marginal, primórdio da substância branca, e o primórdio da substância cinzenta, está presente na zona do manto onde são encontrados os corpos dos neuroblastos associados as células gliais.
As células progenitoras neuronais formam os neuroblastos, que são bipolares transformando-se em unipolares. As células progenitoras gliais tem uma progênie com várias linhagens. Uma delas formará os oligodendrócitos, outra os astrócitos e a linhagem de células gliais radiais que orientam a migração dos neurônios jovens. Terminada a migração neuronal por volta da metade da gestação humana essas células podem se transformar em outros tipos de células gliais. As micróglias, neuróglias também pertencem ao SNC, originam-se dos monócitos, células sanguíneas originadas de ilhotas sanguíneas do mesoderma.
Na medula espinhal e no bulbo, possuem três padrões de divisão a 1°, mais próxima ao lume, e a zona ependimária, a 2° intermediária a zona do manto, e a 3° mais externa a zona marginal.
No encéfalo, processos como a migração das células, crescimento diferencial e morte celular programada na zona do manto (apoptose), produzem modificações no padrão das três camadas. A formação do encéfalo tem ínicio com a formação do tubo neural e seu desenvolvimento na porção cefálica do tubo, deste desenvolvimento, resultam as vesículas encefálicas.
No cérebro e cerebelo a situação definitiva é diferente do padrão medular, na camada mais profunda os neuroblastos se aglomeram formando núcleos de substância cinzenta merulhados em substância branca.
No final da 4° semana, o tubo neural, na região cefálica do embrião, desenvolve-se formando três vesículas neurais: o prosencéfalo (Cérebro anterior), o mesencéfalo (Cérebro médio), e o rombencéfalo (Cérebro posterior). A formação destas vesículas se dá tão logo se fecham os neuporos antrior (que se fecha no 25° dia) e posterior (que se fecha no 27° dia), os quais representam áreas ou regiões nas quais ainda nao ocorreu a fusão das pregas neurais. Já na 5° semana, a região cefálica do tubo neural, que antecede o segmento relacionado com a formação da medula nervosa, estrutura-se em 5 vesículas, devido à subdivisão do prosencéfalo e do rombencéfalo. Dessa forma, resultam da subdivisão posencefálica o telencéfalo e o diencéfalo, enquanto do rombencéfalo surgem o metencéfalo e o mielencéfalo. O mesencéfalo, permanece como vesícula indivisível.
O prosencéfalo que surge na quarta semana divide-se em duas vesículas o telencéfalo e diencéfalo.
O telencéfalo consiste na porção mais rostral do prosencéfalo. Desenvolve-se em dois divertículos laterais que estruturam os hemísférios cerebrais e uma porção mediana denominada lâmina lateral. Estes hemisférios surgem no ínicio da 5° semana, e suas cavidades constítuem os ventrículos laterais, os quais se comunicam com o diencéfalo pelos forames interventriculares de Monro.
O diencéfalo corresponde a vesícula prosencefálica que surge, na 5° semana entre o telencéfalo e o mesencéfalo. A vesícula diencefálica mostra-se constituída de um teto e duas placas alares (uma de cada lado), de suas paredes laterais, na área do terceiro ventrículo desenvolvem-se três saliências: o epitálamo, o tálamo e o hipotálamo. As placas alares que contituem estas paredes sofrem sulculinização, e deste modo, surgem sulcos que separam estas saliências.